Agência de Marketing Digital: tire dúvidas e saiba se a sua empresa precisa contratar uma
Se você está pensando em contratar uma Agência de Marketing Digital, então esse conteúdo é para você.
Isso porque, baseado em minhas experiências e visitas às empresas que chegam até a JAB, quis trazer de maneira prática o que você deve considerar na contratação de um parceiro como a gente!
Vamos lá?
Para executar o Marketing Digital da sua empresa, vamos nos basear em três cenários:
- Equipe de Marketing Digital interna que faz todos os serviços para empresa;
- Equipe interna e contratação de uma Agência de Marketing Digital para trabalhar em suas campanhas, serviços mais especializados como de SEO (Search Engine Optmization) ou Marketing de Conteúdo;
- Empresas sem área de Marketing Digital e contratação de uma agência ou freelancers para unirem forças e colaborem em suas campanhas e outros serviços.
O primeiro modelo normalmente é para empresas maiores que podem investir continuamente no Marketing Digital.
Essas corporações, em sua grande maioria, já possuem uma maturidade digital avançada.
E, por isso, conseguem suprir suas necessidades internamente.
Outro ponto importante é que elas reservam uma parte do faturamento para reinvestir em marketing. Exemplo:
- Faturamento de R$ 7.000.000,00;
- Investimento de 8%;
- Total de R$ 560.000,00 para investir em Marketing em 12 meses.
Já no segundo modelo podemos considerar que são para empresas de médio porte.
Neste cenário, normalmente as empresas têm uma equipe de Marketing Digital pequena para cuidar das rotinas diárias e atender demandas de outros departamentos.
Não há uma especialização e, portanto, podem contratam uma Agência de Marketing Digital para especificidades como:
- Gestão de Anúncios (Adwords, Facebooks Ads e LinkedIn Ads);
- Gestão de Marketing de Conteúdo;
- Criação de E-mail Marketing;
- Criação de Automação de Marketing (Nutrição de Leads);
- Criação de Conteúdo Rico como E-books, checklists, vídeos, entre outros;
- Planejamento para Marketing Digital de forma anual.
O último cenário são para empresas pequenas onde normalmente o próprio sócio da empresa cria e executa ações de Marketing Digital de maneira manual e sem ações cadenciadas e planejadas, ou seja, tudo é oportunidade e tudo vira foco!
Escala de Maturidade Digital
Recentemente, criamos um documento que fala sobre a maturidade digital das empresas.
Resumidamente, a imagem abaixo pode ajudar você a identificar qual é o momento da sua empresa e relacionar com as opções que demos acima.
Quando você deve contratar uma agência de marketing digital?
Quando você precisar de inovação imediatamente.
Pode fazer sentido contratar uma Agência de Marketing Digital se você estiver procurando inovações e uma nova visão externa de suas atividades de marketing.
Sua equipe existente pode estar muito envolvida nas tarefas diárias e não tem a capacidade de impulsionar a inovação em sua empresa, ou seja, estão dentro do olho do furacão.
Quando você precisar de resultados imediatamente.
Você deve procurar uma equipe de Marketing Digital se o objetivo for alcançar os melhores resultados em menor tempo.
Se você não quer esperar sua equipe interna de marketing passar pela curva de experiência em alguma vertente do marketing, contratar é o melhor caminho.
Quando seu orçamento é baixo.
Contratar uma Agência de Marketing Digital pode parecer caro à primeira vista.
Mas se você comparar com o custo de contratar uma equipe completa de profissionais de marketing, a conta vai ficar muito mais cara.
Quanto custa uma Agência de Marketing Digital?
O Ticket Médio de uma Agência de Marketing Digital pode variar muito, e na minha visão podemos destacar três pontos:
- Tempo de mercado e reputação da agência;
- Quantidade de funcionários e níveis de especializações;
- Capacidade de entregar resultados.
Segundo o Panorama das Agências Digitais de 2018, o ticket médio de uma agência está dividido em cinco categorias:
- 47,8% das agências cobram até R$ 2 mil;
- 31% das agências cobram de R$ 2 a R$ 5 mil;
- 11,8% das agências cobram de R$ 5 a R$ 10 mil;
- 4,1% cobram de R$ 10 a 15 mil;
- E 5,3% disseram que cobram mais que R$ 15 mil.
Quando você deve formar uma equipe de Marketing Digital interna?
Quando o objetivo for de criar, aumentar o conhecimento e mantê-lo dentro da empresa.
As empresas que desejam expandir seu departamento de marketing com uma estratégia de longo prazo e metas devem decidir começar a formar um time interno.
Isso permitirá que a sua empresa monte uma equipe de indivíduos que se tornarão especialistas residentes e poderão adotar rapidamente novas tendências de marketing.
No entanto, você precisa se questionar:
- Estou disposto a gastar tempo e dinheiro na construção de uma equipe de Marketing Digital interna?
- Como lidaremos com as aplicações de tendências?
- Essa ação poderá tirar o foco do core do seu negócio?
- O quanto isso trará resultados positivos no longo prazo?
- Estou ansioso para ver os resultados?
Realmente essa não é uma tarefa simples.
A análise envolve também a avaliação comparativa de custos de fazer o marketing interna ou externamente, do risco de perda de foco que tenta fazer tudo sozinho e do risco da perda de controle sobre os processos pela empresa que terceiriza atividades demasiadamente.
Matriz de Impacto de Novas Competências
Se depois de refletir sobre as questões acima, você ainda está decidido por ter uma equipe interna, então comece enxuto!
Contrate seus primeiros funcionários de marketing e certifique-se de que sua equipe esteja cumprindo as funções mais importantes.
Se eu já tenho uma equipe de Marketing, quando devo contratar uma agência de Marketing Digital?
Quando você desejar ter os benefícios de ambos os lados.
Se você estiver interessado em usar os recursos de ambas as partes, basta contratar um profissional de marketing interno que gerencie a colaboração com uma Agência de Marketing Digital.
Dessa forma, você pode dar o primeiro passo na construção de uma equipe interna de especialistas em marketing, enquanto recebe apoio de uma agência experiente.
Se você ainda não tem o orçamento para empregar uma equipe de marketing completa, você deve considerar a forma mista caso queira criar seu departamento de marketing interno.
Dessa forma, você pode substituir as competências ausentes na sua empresa ao incluir uma agência.
Se você deseja flexibilidade, contrate um profissional de marketing interna e uma agência que o apoie.
Essa ação será um bom meio termo se você ainda não tiver decidido sobre uma estratégia final.
Como resultado, você ainda terá a possibilidade de se concentrar em expandir sua equipe ou reservar mais serviços de agência em cada ponto no futuro.