Ter uma boa estratégia de marketing é fundamental para os negócios que estão começando, principalmente na internet, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas e as compras digitais são cada vez mais comuns.
Muitas empresas já entendem a importância de investir em maneiras de divulgar sua marca, produtos e serviços, pois é assim que suas soluções chegam ao maior número possível de pessoas, impactando as vendas de maneira positiva.
O mercado também está cada vez mais concorrido, e deixar de investir em marketing é abrir as portas para a concorrência e perder grandes oportunidades de negócio.
Hoje em dia, por conta da transformação digital, os pequenos negócios podem investir em diferentes estratégias, e muitas são plenamente acessíveis financeiramente para quem está começando a atuar agora e não tem muito dinheiro para investir.
O que não pode é esperar as coisas acontecerem e acreditar que, com o tempo, os clientes vão aparecer.
Este é um erro que pode culminar no encerramento das atividades da empresa.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do marketing para as empresas que estão começando e dar algumas dicas de estratégias.
A importância do marketing para as novas empresas
O mercado está cada vez mais competitivo e é justamente por isso que o marketing é tão importante para as empresas novas.
Por meio dele, é possível investir em uma série de ações, como:
- Melhorar o relacionamento com o cliente;
- Analisar comportamentos;
- Estudar os concorrentes;
- Monitorar a marca;
- Aumentar as conversões.
As empresas também conseguem pesquisar tendências e planejar ações, além de divulgarem seus produtos e serviços.
Desde um pequeno mercado de bairro até uma grande companhia de suporte de TI para pequenas empresas, todos precisam investir em marketing, mas infelizmente, alguns negócios enxergam essas estratégias de maneira simplista.
Eles acreditam que distribuir panfletos, ter um site ou enviar mensagens é o suficiente, só que, na verdade, essa visão resulta apenas em desperdício de recursos e pode levar o empreendimento ao fracasso.
O marketing é garantia de sucesso, desde que seja bem aplicado, pois mais do que divulgar as soluções da marca, também facilita a compreensão de mercado, aumenta as vendas e traz mais lucros para a corporação.
Benefícios do marketing para as novas empresas
Investir em boas estratégias de marketing, principalmente na internet, traz vários benefícios para as novas empresas.
Dentre os que mais se destacam, estão:
Gera autoridade de marca
Atuar de maneira ativa nos diferentes canais usados pelos consumidores, tanto online quanto offline, é uma forma de aumentar a autoridade da marca.
Se uma empresa de limpezas pós obra investir em um blog, por exemplo, vai publicar conteúdos que vão esclarecer conceitos importantes e provar que a companhia domina seu mercado e os assuntos relacionados a ele.
A partir disso, a organização se torna uma referência para os clientes, que vão confiar mais nela e nos conteúdos que ela oferece.
Uma prova de que a companhia se tornou uma autoridade naquilo que faz é quando está bem posicionada nos resultados de pesquisa do Google, de maneira orgânica.
Todas as empresas que você vê bem posicionadas, sem ser aquelas que impulsionam anúncios, dominam o assunto que foi pesquisado e são fontes confiáveis de informação.
Resultados de longa duração
As diferentes estratégias de marketing melhoram o relacionamento com os clientes, e muitas delas possuem resultados de longa duração.
Dentro do marketing digital, um grande exemplo disso é o SEO (Search Engine Optimization) e o Marketing de Conteúdo, que trazem benefícios e resultados duradouros.
Um blog não perde os conteúdos publicados e a reputação que construiu ao longo do tempo, e mesmo que os materiais tenham sido postados anos atrás, eles continuarão valendo e sendo relevantes.
Aumenta a competitividade do negócio
As estratégias de marketing também aumentam o poder competitivo de uma empresa de lavanderia industrial, posto que ajudam a conquistar novos leads.
Isso é possível inclusive para os pequenos negócios, que podem investir o que for possível em ações direcionadas para se destacarem no mercado.
Só que para aproveitar todas as vantagens do marketing para as novas empresas, é necessário investir nas estratégias certas.
Estratégias de marketing para as novas empresas
Para começar com o pé direito e obter excelentes retornos com suas estratégias de marketing, trazemos algumas dicas para colocá-lo em prática. São elas:
1. Definir metas
Antes de qualquer coisa, é necessário determinar as metas, pois isso vai mostrar onde concentrar os esforços, como o investimento será aplicado, e assim alcançar o sucesso.
Negócios com o orçamento baixo devem passar a maior parte do tempo promovendo vendas, afinal, aumentar o tráfego só é válido se ele também ajudar a aumentar as vendas.
Nesse sentido, uma empresa de limpeza de sofá deve definir o que pretende atingir nos próximos meses e anotar esses objetivos em um papel ou em uma planilha.
2. Criar uma identidade de marca
É necessário criar uma identidade de marca clara para comunicar ao público quem é a empresa, o que ela faz e o que representa.
Para isso, é preciso ter um nome adequado, criar um logotipo e usar cores e imagens que transmitam essa ideia para os clientes.
Isso pode ser feito de várias maneiras, como a contratação de um freelancer ou contar com o respaldo de uma agência.
Lembre-se de que as grandes empresas souberam estabelecer bem sua marca, cores e logotipos.
Depois de definir esses aspectos, eles devem fazer parte das estratégias de publicidade, cartões de visita, envelopes, assinatura de e-mail, dentre outros.
Logo, até mesmo uma empresa de limpeza predial deve ter uma marca memorável e usar uma linguagem adequada a ela em vários canais, como no caso das redes sociais e outras campanhas.
3. Ter uma lista de e-mails
Uma boa lista de e-mails é uma maneira eficaz de promover o negócio, e para isso não é necessário muito tempo ou dinheiro.
É possível até mesmo começar com uma opção grátis, sem pagar nenhum centavo pelos primeiros leads, como solicitar o preenchimento de formulários em troca de um e-book gratuito.
4. Conhecer o negócio e os clientes
O sucesso das estratégias de marketing depende do quão bem segmentado está o público. É errado acreditar que existe uma fórmula específica para os pequenos negócios e que ajuda a alcançar o sucesso.
Isso não existe porque as empresas são diferentes, por essa razão, têm necessidades diferentes.
Portanto, antes de escolher o que vai fazer parte das estratégias de marketing, é necessário conhecer o público e a própria organização.
Uma empresa terceirizada de portaria precisa saber o perfil demográfico de seu público, a faixa etária, localização, serviços que utilizam e como procuram pelo produto ou serviço.
É dessa forma que ela vai desenvolver uma estratégia direcionada com foco nos canais e uma grande probabilidade de atingir excelentes resultados.
5. Criar um blog
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes da atualidade, e foi justamente por causa dele que as pequenas empresas puderam competir com grandes marcas.
Trata-se de uma estratégia de longo prazo, mas que traz grandes resultados, e os benefícios podem ser aproveitados por muito tempo.
O consumidor moderno está ávido por conteúdo e informação, e antes de comprar qualquer produto, gosta de saber muito bem sobre ele.
Para publicar os materiais que cria, uma empresa de cortinas sob medida deve criar um blog, e um cronograma para alimentá-lo com os conteúdos.
6. Fazer anúncios no Facebook
Fazer anúncios no Facebook é uma excelente maneira de segmentar o público-alvo, posto que a publicidade nesse canal é feita de maneira direcionada, com base na idade, sexo, localização, interesses e hábitos dos usuários.
Os anúncios são relativamente baratos, fazendo da plataforma uma excelente estratégia de marketing para os negócios que estão começando agora.
Trata-se da maior rede social do mundo e com o maior número de usuários, portanto, criar anúncios nela é uma forma de impactar potenciais clientes em pouco tempo.
7. Ter um site institucional
Por fim, mas não menos importante, uma pequena empresa de limpeza de colchão precisa de um site institucional.
Esse canal funciona como o cartão de visita da marca na web, transmite credibilidade para os consumidores e serve como base para todas as estratégias de marketing digital.
O site é o endereço oficial da empresa na internet, além de ser um excelente canal de vendas e atendimento ao cliente.
Considerações finais
As empresas que estão começando agora precisam de marketing muito mais do que aquelas que já se estabeleceram no mercado.
Enquanto os negócios mais antigos lutam para chamar a atenção dos clientes e manter suas atividades no mercado, os novos negócios precisam aparecer para o público e conquistar um lugar entre os concorrentes.
Por meio das estratégias que mostramos ao longo deste conteúdo, as novas empresas conseguem caminhar em direção aos seus objetivos, e se estabelecerem no mercado em que atuam.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.