Otimizar anúncios significa ter maior retorno do investimento e a mensuração exata dos resultados obtidos.
Otimizar anúncios vai além de colocar um ótimo conteúdo na rede. Os usuários do Facebook não ficam online para comprar e sim para interagir com amigos e familiares e até mesmo com colaboradores.
Então como conseguir o interesse desse público em potencial? Muitos elementos sutis passam despercebidos na hora de criar um anúncio, como a maneira de adquirir o público. Alguns anunciantes acreditam que mais significar resultado, não necessariamente. Apontar para todos os lados com anúncios genéricos não atrairá o seu cliente e ainda será uma grande perda de tempo e dinheiro.
Público-alvo muito bem segmentado, atualização dos anúncios de forma criativa e rastreamento das conversões são apenas algumas das maneiras de otimizar seus anúncios. Confira essas dicas para criar as melhores campanhas com os resultados esperados.
- Faça anúncios para públicos semelhantes a sua audiência atual
Uma boa maneira de otimizar anúncios é criar público personalizado por meio de uma lista de email marketing que você já possui na sua base de contatos. Por meio do próprio gerenciador de anúncios do Facebook ou do Power Editor, é simples importar essa lista e direcionar o anúncio para as pessoas que já recebem informações do seu negócio.
Fazer essa escolha é interagir com pessoas que já têm interesse prévio e enviar anúncios para elas também é uma forma de convidá-las a se envolverem mais uma vez e converter em ações como compras, cliques no site, curtidas e muito mais.
Com base na sua lista já importada de serviço de e-mails ou CRM, crie uma lista de públicos semelhantes a sua audiência atual. De acordo com a lista já importada de e-mails ou números telefone, o Facebook procura por pessoas com interesses parecidos ao seu público personalizado, como mesma localização, gênero, idade e outros dados.
- Atualize seus anúncios e inspire-se naqueles que mais deram resultado
Outro fator importante para otimizar anúncios é não repetir o mesmo conteúdo por muito tempo. Embora a ideia tenha obtido boas conversões, as pessoas vão perder o interesse em algum momento por verem a mesma campanha a cada vez que acessam a rede social. Para evitar essa falta de interesse, criar novos anúncios inspirados nas publicidades que deram certo é uma maneira de contornar o problema.
Se o anúncio anterior teve uma chamada muito interessante, use as mesmas cores e mude a chamada. O público vai fazer referência com a campanha anterior e irá clicar mais uma vez. Repetir alguns dos elementos que fizeram sucesso, mas não todos, como estilo de imagens, cores, fundo, modelo, frases parecidas ou uma ideia similar deixará o anúncio diferente e ao mesmo tempo causará sensação de familiaridade.
Testar esses elementos nos novos anúncios permitirá descobrir o que mais funciona e converte em ações desejadas e o que realmente precisa ser mudado.
- Use galeria de imagens e publique seus anúncios no Instagram
Se o objetivo é aumentar a conversão para website ou loja online, uma boa opção é reunir em uma mesma galeria, imagens dos produtos que mais criaram engajamento com o público. Com esses produtos juntos em um mesmo anúncio, poderá fazer com que uma pessoa decida por comprar mais de um item por vez. Oferecer imagens de produtos semelhantes em um mesmo anúncio converterá facilmente ao site da marca e ao carrinho de compras.
E não se esqueça do ditado: “imagens valem mais que mil palavras”. O Instagram está aí para provar isso e também oferece opções de segmentação de público para anúncios. Escolha os seus melhores anúncios do Facebook e publique no Instagram, com atenção para o formato diferente da rede social: use imagens criativas e atraentes e pouco texto. Tanto no Facebook, quanto no Instagram, verifique se a página de destino dos links são otimizadas para dispositivos móveis, já que os usuários dessas duas redes acessam também por smartphones. E dê a sua marca visibilidade e novos clientes.
- Utilize o Pixel de Conversão do Facebook para avaliar o desempenho de seus anúncios
Todo anúncio tem uma finalidade, seja para levar o cliente a uma compra, solicitar serviços, curtir uma página, acessar o site e para ter certeza de que o investimento está recebendo retorno, o Pixel rastreia o que acontece quando uma pessoa clica na campanha.
Às vezes, dois anúncios diferentes para o mesmo público não oferecem o mesmo resultado. Ao rastrear a conversão, você descobre que seu público clica no mais colorido, porém finaliza a compra apenas no que tem conteúdo mais divertido. Assim é possível mudar a estratégia de criação de conteúdo ou até mesmo de investimento e gastar apenas com aquele anúncio que é mais eficaz.
É importante criar um Pixel de rastreamento para cada anúncio, para saber de forma personalizada o resultado de cada um. E as categorias do Pixel têm a ver com a conversão desejada no site: conclusões de compra, registros, leads, visualização de página, adicionar no carrinho e outros.
Com uso correto do rastreamento de conversão, otimizar seus anúncios será ainda mais prático, pois a cada clique, você saberá se alcançou os objetivos do seu negócio ou se está na hora de mudar de estratégia.
Otimizar anúncios no Facebook vai levar seu negócio a outro nível, uma vez que estará sob o seu total controle como os anúncios chegam ao público escolhido e como esse público interage com eles.
Alcançar seus clientes ou criar engajamento com um novo público é possível ao rastrear o comportamento deles nas redes e ajustar suas campanhas. Sem mais perda de investimento ou tempo perdido com anúncios que não convertem.
Você está pronto para anunciar no Facebook?